sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PARACELSO

O PODER DE CURA


“Aquele que pode curar enfermidades é médico. Nem Imperadores, nem os Papas, nem os colégios, nem as escolas superiores podem criar médicos. Estas apenas podem conferir privilégios e fazer com que um indivíduo que não é médico, pareça que é.  Podem lhe dar permissão para tratar e até para matar, mas não podem lhe dar o poder de curar!  Não podem fazer um médico verdadeiro se não lhe for concedido este direito por Deus.  O verdadeiro médico não se jacta de sua habilidade, nem exalta sua medicina, nem procura monopolizar o direito de explorar o doente.   Sabe que a obra deve elogiar o autor e não o autor a sua obra.
Há um conhecimento que deriva do homem, e outro que deriva de Deus, por meio da Luz da Natureza.  Aquele que não nasceu para ser médico, nunca terá êxito.  O médico deve ser leal e caritativo.  Aquele que ama a si mesmo e ao seu próprio bolso, fará muito pouco bem pelos seus doentes.
A Medicina é muito mais uma arte do que uma ciência.  Conhecer experiências obtidas pelos outros é útil para o médico.  Porém, toda a ciência dos livros não pode fazer de um homem um médico, a menos que o seja por natureza.  Só Deus dá a sabedoria médica.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário